segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Importância de Permanecer na Palavra

Tomando Uma Decisão

Introdução:

- A importância da família, dos amigos, dos irmãos, dos bens materiais e etc:

- O povo de Israel que não permaneceram na palavra de Deus; antes se esqueceram do Senhor e adoraram aos baalins e a Astarote (Jz 2:11,13).

- O castigo e livramento do povo de Israel; O Senhor levanta libertadores à Israel
(Jz 3.9; 3.12; 3.15; 4.1; 4.4)

# Saul não permanece na palavra do Senhor e perde seu reinado (ISm 13.13).

# Saul mais uma vez desobedece a palavra de Deus. (15.19-21,22).

Desenvolvimento:

Quando falamos da importância de permanecer na Palavra, antes de olharmos para esta permanência que é a obediência a Palavra de Deus, nós observamos que muitos até mesmo dentro da Bíblia Sagrada, não permaneceram, e nem foram fiéis quanto aos mandamentos e aos estatutos e Juízos do Senhor.
Mas olhando para a Bíblia eu vejo nela algumas razões pelas quais devemos permanecer na Palavra do Senhor.
Uma das primeiras razões que encontramos na Bíblia para permanecer-mos na Palavra de Deus é Porque:

I. A PALAVRA DE
DEUS PRODUZ VIDA

“... As palavras que eu lhes falei são espírito e vida” (JO 6:63).

Ex: observe que somente através de sua palavra Deus Criou seres viventes na terra analise comigo o seguinte versículo do capitulo primeiro de Gn 1.20,21.

a – Ela é Criativa

“Pela PALAVRA DO SENHOR foram feitos os céus, e os seus exércitos de estrelas, pelo sopro da Sua boca... Porque Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou e tudo se firmou”(33,6-9)

VEJAMOS TAMBÉM! Hebreus 11.3 “Pela fé entendemos que os mundos pela PALAVRA de Deus foram criados...”.

Aqui nós entendemos que tudo foi criado por Deus e que nada veio do acaso como diz a Ciência: veja bem a ciência tem cerca de 23 teorias para explicar como este mundo maravilhoso em que vivemos veio a existir. Mas porque tantas? Porque nenhuma consegui explicar verdadeiramente a origem do universo.
Por exemplo : A teoria do big-bang (a mais aceita) diz que uma minúscula partícula, menor que a cabeça de um alfinete e de massa infinita, vagava pelo vácuo infinito a 4,5 bilhões de anos atrás quando de repente, por puro acaso, ela explodiu e formou o universo. É mais ou menos como dizer que um vulcão explodiu e as pedras e lavas foram caindo e formando uma cidade arquitetonicamente projetada.
Em Ne 9.6 a bíblia diz que “Tu somente és Senhor. Fizestes os céus, e até mesmo os mais elevados céus, e todos os seus exércitos de estrelas, a terra, e tudo o que se encontra sobre ela, os mares, e tudo o que se encontra neles. Tu dás a vida a tudo, e as multidões do céu Te adoram”

Mas alguns cientistas também afirmam com evidencias mais claras, com base na presença de gás hélio na atmosfera, no tamanho do campo magnético terrestre, Segunda lei da termodinâmica e muitos outros fatos, que o mundo não pode ter mais do que dez mil anos. O que confirma o relato bíblico.

A verdade é que o mundo foi criado por Deus. É resultado de um ato criativo de Deus.

A ciência também tenta de muitas maneiras explicar isto, mas não consegue mais do que teorias.

A Teoria da Evolução (que por não ser um fato ainda é teoria) diz que através de mutações sucessivas uma bactéria (como uma ameba) se transformou em peixe que virou réptil, que virou macaco, que virou homem.

Este completo absurdo diz que o ser humano, complexo como é, dotado de mente, vontade e emoções (para não falar de espírito), é fruto do acaso. O pior é que isto é ensinado em todas as escolas como sendo a verdade.

É preciso mais fé para crer nisto do que para crer em Deus.

Certa vez alguém disse: "Prefiro ser um Adão caído do que um macaco evoluído".

Eu particularmente prefiro crer que eu existo porque Deus em seu infinito amor me criou para fazer parte de seu propósito, do que acreditar que vim de uma ameba.

Ex: vejamos alguns exemplos disso dentro da bíblia sagrada, vamos voltar um pouco na historia e analisarmos os seguintes versículos de Gênesis 1. veja bem Gn 1.3: E disse Deus haja luz e houve luz. Gn 1.6: E disse Deus haja uma expansão no meio das águas. Gn 1.11: E disse Deus produza a terra erva verde e arvores. Gn 1.14: E disse Deus haja luminares na expansão dos céus.

A palavra de Deus quando lançada Ela é capaz de produzir tudo quanto o Senhor ordenar por que a palavra de Deus é vida e criativa.

II. A PALAVRA DE
DEUS É COMO A ÁGUA

b – Ela é Limpa

Começamos a vida no Reino de Deus totalmente “lavados” pela palavra de Deus. Pois foi o próprio Jesus que disse.
“Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes falei” (Jo 15.3).

Quando eu me deparo diante deste versículo que Jesus falou no evangelho de João eu vejo Naamã homem que fora curado de lepra, Naamã era chefe do exército do rei da Síria, e era este grande homem perante o rei seu senhor, era um homem de muito valor pelo que o Senhor tinha dado muitas vitórias aos sírios pela mão de Naamã.
Em uma de suas guerras contra Israel Naamã trouxera cativa com ele uma menina Israelita e esta servia a sua esposa, vendo pois a menina que seu senhor era leproso desejou que ele se encontrasse com o profeta que estava em Samaria pois ele restauraria Naamã de sua lepra.
Naamã logo cuidou de ir até Samaria e o rei seu senhor mandou uma carta ao rei de Israel comunicando-lhe a ida de Naamã até ele para que fosse curado de sua lepra, pelo que o rei de Israel muito de indignou com isso e rasgou suas vestes, pois não era ele Deus para dar vida nem matar ninguém, e ouvindo Elizeu que o rei rasgara suas vestes mandou dizer que enviassem o leproso até ele e todos saberiam que há Deus em Israel.
Foi este ter com Elizeu e recebeu a ordem para que se lava-se sete veses no rio Jordão e certamente sua carne seria purificada. Naamã; porém muito se irou porque pensava ele que Elizeu iria até onde ele estava e ali invocaria e Nome do Senhor para que fosse curado de sua lepra e murmurou dizendo que certamente ABANA e FARPAR rios de damasco cujas águas alegou ele serem melhores do que toda a água de Israel, pois melhor seria que o profeta lhe ordenasse que mergulhasse em um daqueles rios, mas esse não era o caso pois as águas do rio não iria cura-lo de sua lepra e sim a Palavra de Deus por meio da boca do profeta.
Quando Elizeu manda dizer que fosse até o Jordão e se lavasse nas suas águas eu entendo que aqui o mistério de Deus para a cura de Naamã, pois a água simboliza a Palavra de Deus quando o homem mergulha na Palavra do Senhor ele é totalmente limpo da lepra (que representa o pecado). O homem só estará limpo de seus pecados a partir do momento em que ele mergulha na Palavra de Deus, pois Ela é como a água ela é limpa e ela nos purifica de todo pecado.

Uma certa vez diz a bíblia que um homem chamado Nicodemos foi ter com Jesus de noite e este lhe disse mestre sabemos que és vindo de Deus pois ninguém pode fazer estes sinais e maravilhas se Deus não for com ele, Jesus porém disse a Nicodemos que em verdade em verdade lhe digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Mas ele não entendeu e disse a Jesus com pode um homem sendo velho nascer de novo? Porventura pode ele tornar ao ventre de sua mãe e nascer de novo? Jesus olha pra ele e diz Nicodemos se o homem pudesse voltar ao ventre de sua mãe e nascer de novo com certeza ele entraria carne e nasceria carne novamente, ou seja, entrou pecador e voltou pecador do mesmo jeito; Mas em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus.
Agora eu vou explicar o que Jesus estava dizendo a Nicodemos e ele não estava entendendo; quando Jesus disse: que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus eu vejo aqui o que aconteceu lá no jardim do Éden quando Deus criou o Homem e o colocou no Jardim e lhe disse Adão de toda fruta tu poderás comer livremente, porém da arvore plantada no meio de jardim dela não comereis nem nela tocareis porque no dia em que dela comer certamente morrerás.
Adão entendeu, no entanto não obedeceu ao Senhor e juntamente com sua esposa comeu do fruto proibido por Deus. E aconteceu que quando comeram daquela fruta ambos viram que estavam nus e tentaram se cobrir e se esconder do Senhor. E Deus na variação do dia como sempre veio visitar o homem para conversar com ele, colocar os papos em dia, mas quando Deus chegar que procura Adão e chama por ele, não respondendo Adão Deus continua a chama-lo e ele então responde estou aqui Senhor, é que eu vi que estava nu e me escondi, Deus pergunta quem te mostrou que estava nu? comeste da fruta que eu te falei que não comesse? Ele responde foi a mulher que tu me destes, a mulher agora diz foi a serpente e Deus amaldiçoa a terra por causa do homem e à mulher, Ele reduz a sua autoridade e diz que o seu desejo agora seria para o seu marido e que a partir dali seria aumentada suas dores de parto e quanto à serpente (que é satanás) Deus disse que ela rastejaria com o ventre na terra pelo resto da sua vida e pois inimizade entre a serpente e a humanidade, e disse que da semente da mulher nasceria aquele que esmagaria a cabeça da serpente (que é satanás). O homem comeu da arvore do bem e do mau que Deus o havia proibido, e como o Senhor tinha dito o homem morreu, espiritualmente falando, e foi expulso do jardim do Éden e da presença de Deus, e o homem que era dependente de Deus agora se tornou independente pelo fato de haver ele pecado contra Deus e se encontrava agora num estado de morte espiritual por que a bíblia diz em (Rm 6.23) que “o salário do pecado é a morte, mas o don gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” e o homem morreu; mas na promessa de (Gn 3.15), nós fomos resgatados da morte espiritual para os braços do pai novamente através da morte do Filho de Deus que é aqui em romanos 6.23 o Don gratuito de Deus que nos da a vida eterna através de Cristo, se nós aceitarmos a ele e tomarmos uma decisão de servirmos a Cristo alcançaremos misericórdia. A partir do momento em que esta decisão acontece nas nossas vidas é que acontece aquilo que a bíblia chama de nascer de novo.
Quando eu entendo que a Palavra de Deus é como a água e que ela limpa, eu compreendo que além de nos limpar ela nos mantém limpos e livres do pecanodo. Vejamos!
A palavra de Deus plantada em nossos corações ela nos mantém livres do pecado. Pois o salmista escreveu dizendo “Como pode o jovem manter o seu caminho puro? Vivendo conforme a Tua Palavra... Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti” (Sl 119.6,9).

III. A PALAVRA DE DEUS É
LUZ PARA NOSSAS VIDAS

“E temos a palavra dos profetas mais estabelecida, e é bom para vocês prestarem bastante atenção a ela, como uma luz que brilha num lugar escuro, até o dia raiar e a estrela da manhã aparecer em seus corações”. (2Pe 1:19).
Amados e queridos em Cristo Jesus somente quando estamos firmes na palavra de Deus e, com os nossos olhos fitos nesta Palavra é que adquirimos luz para nossas vidas, o mundo é um lugar de trevas, as pessoas que estão no mundo estão cegas pelo inimigo de nossas almas pois a palavra de Deus diz em 2Co 4.4 que: “Nos quais o deus deste século segou o entendimento dos ímpios para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo o qual é a imagem de Deus.
Veja bem quando eu olho na Bíblia sagrada eu entendo que além da Palavra de Deus ser Luz para nossas vidas Ela nos dá Entendimento em meio há um Mundo de Trevas.
O salmista escreveu no Salmo 19.8 dizendo que: “... Os mandamentos do Senhor são radiantes e iluminam os olhos”.
Todo verdadeiro Cristão que vive permanentemente na Palavra de Deus alimentando-se dela em qualquer momento que lhe for oportuno ele estará pronto para defender a sua fé na Palavra de Deus por que a Palavra de Deus nos dá entendimento num mundo de trevas. Davi continua a escrever salmos nos dando entender que a Palavra de Deus é luz para nossas vidas quando ele diz em Sl 119.105,130 que: “A tua Palavra é uma lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho... A entrada das tuas palavras dá luz; Ela dá entendimento aos simplices”.
Quando nos apegamos com a Palavra do Senhor ela ilumina os nossos caminhos e nos dá perfeita clareza no entendimento da mesma, pois o Espírito Santo Age em nós através desta Palavra para que tenhamos palavras inspiradas por Ele para nos defendermos do inimigo e dos falsos profetas que já nos cercam por aí.

IV. A PALAVRA DE DEUS
É COMIDA ESPIRITUAL

Lendo a Bíblia Sagrada eu entendi que Ela é para o crente um alimento espiritual, pois assim como o homem, ou seja, o ser humano com o seu corpo físico, precisa e necessita do alimento da terra como a água, o arroz, o feijão, a carne, os legumes e as verduras e etc, para sobreviver nesta terra e continuar desenvolvendo seu corpo físico nesta vida passageira meus queridos irmãos eu ouso dizer sem nenhuma dúvida e sem medo de errar que depois que o homem aceita à Jesus como seu único Senhor e Salvador, e a partir do momento que ele nasceu de novo em Cristo Jesus eu afirmo na Bíblia Sagrada à você que ele deve, precisa e necessita alimentar-se da palavra de Deus para alimentar seu espírito e crescer como nova criatura em Cristo; o Próprio Jesus nos deu uma lição disso quando estava sendo tentado pelo diabo no deserto, a Bíblia diz que satanás mandou que Jesus transformasse aquelas pedras em pães se de fato ele era o Filho de Deus; mas Jesus disse a satanás “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. (Mt 4.4).
O homem quando não se alimenta dos alimentos naturais da terra o seu corpo começa a definhar e vai emagrecendo e aos poucos vai se enfraquecendo, consumindo-se assim o seu corpo. Se isso acontece com o corpo físico quando este não se alimenta agora imagina com o corpo espiritual, da mesma forma acontecerá com ele. e se continuar acabará morrendo espiritualmente assim como morre o corpo físico que não se alimenta, ele passa por um processo de definhamento geral, portanto meu irmão alimente-se da Palavra de Deus não deixe de se alimentar deste maná espiritual que Deus te deu nas tuas mãos não pegue-o e alimente-se e cresça na vida espiritual por que lendo a Bíblia entendemos que se ela é um alimento espiritual logo Ela nos produzirá um crescimento espiritual.
Vamos analisar uma coisa na Bíblia, o Apostolo Paulo certa vez escrevendo pra os irmãos da igreja de Coríntios onde havia ali novos convertidos ele diz “Irmãos, não pude falar com vocês na qualidade de pessoas espirituais, e sim carnais meros bebes em Cristo. Dei-lhes leite e não alimento sólido pois vocês não estavam preparados para isso... (1 Co 3.1,2).
Aqui Paulo estava dizendo aos seus irmãos novos convertidos que ele precisavam de um pouco mais de alimento espiritual que é a Palavra de Deus para que eles pudessem ir mais além nas suas doutrinas Bíblicas, Paulo estava querendo dizer que eles ainda não estavam preparados para entender tais coisas e continuar firmes na palavra de Deus. O Apostolo Pedro também enfatiza a mesma coisa quanto ao nosso desejo e a nossa necessidade de alimentar-se da palavra do Senhor para obtermos um crescimento espiritual escute ele escreve dizendo

“... Semelhantemente a bebes recém-nascidos, desejem ardentemente o puro leite espiritual, a fim de que vocês possam crescer através dele em sua Salvação” ( 1 Pe 2.2).
Só podemos crescer na vida espiritual se nos alimentarmos da palavra de Deus e permanecermos nela até o fim para alcançarmos o céu de gloria que nos fora prometido por Jesus ao subir deixando-nos a promessa de voltar para nos buscar !!! Amém...


Pregador Marcos Martins Carvalho.
Cong. Fonte de Elim

2 comentários:

  1. ESSA MENSAGEM DO MARCOS, É UMA BENÇÃO, SÓ QUE MUITO EXTENSA, SE SIMPLIFICAR UM POUQIUINHO MAIS SERÁ MELHOR, POIS PRECISAMOS DISPOR DE MUITO TEMPO PRA LÊ-LA TODA. MAS TENHO A HONRA DE TÊ-LO PREGANDO PESSOALMENTE PARA OUVÍ-LO.
    GRAÇAS A DEUS!!!!!!!
    MARIA NILDA...

    ResponderExcluir
  2. faço minhas as palavras da nilda :D

    ResponderExcluir